sábado, 3 de outubro de 2015


MORFOLOGIA DAS PLANTAS

 

Desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos

nas primeiras Angiospermas. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias A função primordial dos frutos é a proteção da semente em para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.

Há frutos que secam e abrem-se na maturação, simplesmente liberando as sementes sobre o solo. Outros, ao se abrir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes distâncias. Os frutos carnosos normalmente dependem de animais, que carregam os frutos para outros lugares, ou os ingerem, e carregam suas sementes no trato digestivo para serem liberadas longe do local de origem. Certos frutos armados de espinhos agarram-se à pelagem de mamíferos ou penugem de aves, e assim percorrem grandes distâncias. Há ainda frutos providos de alas e pelos, que permitem que flutuem por alguns momento

Os frutos, além de apresentarem a função primordial de proteger a semente e atrair dispersores, possuem formas, cores, tamanhos e texturas variados. Esse fato dificulta muito a sua classificação, por isso, muitas divisões são frequentemente propostas. Utilizaremos aqui uma classificação tradicional e bastante utilizada.

Inicialmente podemos classificar os frutos em dois grandes grupos: os simples e os múltiplos. Os simples são aqueles que se originam de uma única flor, enquanto os múltiplos têm sua origem a partir de duas ou mais flores. Os frutos simples podem ser ainda divididos em dois tipos: aqueles que são formados por carpelos fusionados e aqueles que são formados por carpelos separados, mas de uma mesma flor(agregados).

Esses frutos podem ainda ser classificados em secos ou carnosos, de acordo com a parede do fruto, e em deiscentes ou indeiscentes, de acordo com a forma como o fruto se abre ou não. Os frutos deiscentes são aqueles que se abrem para liberar sementes, e os indeiscentes são aqueles em que as sementes permanecem no interior do fruto.
 

 

Briófita: Pteridófita: -Gimnosperma -Angiosperma:

 


 

Tipos de frutos citados

 

 

 

 Aquênio: possui 1 semente, ligada à parede do fruto num único ponto. Ex.: girassol (Helianthus annus); não apresenta cálice modificado em papus;
 

 Baga: fruto carnoso indeiscente, procedente de um gineceu monocarpelar (podendo ser bi ou tricarpelar), com epicarpo delgado e o mesocarpo e endocarpo carnosos. Ex.: Tomate, goiaba, banana, laranja, uva. 
 

Cápsulas: são frutos secos e deiscentes, compostos por mais de um carpelo. De todas as categorias de frutos, esta é a mais variável, tanto no número de carpelos como no tipo de deiscência.
 
 
A cariopse: é um fruto com uma semente presa ao pericarpo em toda a extensão. É típico das gramíneas.Exemplo: grão de milho, de trigo ou de arroz.

 
 


 

Drupa:  ovário unicarpelar, com semente aderida ao endocarpo duro (caroço) por exemplo: pêssego, ameixa,azeitona
 

 Esquizocarpo: derivado de gineceu sincárpico multicarpelar, cujos carpelos separam-se inteiramente na maturidade em mericarpos (frutículos) geralmente deiscentes, livres. Ex.: mamona , cenoura.
 


 
Folículo: abre-se através de uma única fenda longitudinal, por exemplo: esporinha, etc.
 
 

 

Legume ou Vagem:abre-sematravésdeduasfendas longitudinais.Caracterizaasleguminosaspor exemplo: feijão, soja, ervilha,amendoim, fava
 

 
Lomento: derivado de ovário unicarpelar, fragmenta-se transversalmente em segmentos unisseminados. Ex.: carrapicho
 

 Noz: um fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade, por exemplo: avelã, bolota
 
 
 

 

Pomo: é um pseudofruto composto por 1 ou mais carpelos.por exemplo: maçã, pera,marmelo,
 
 

Sâmara:  é um tipo de fruto identificado pela sua forma, mais do que pela sua estrutura carpelar (ao contrário de outros frutos, comolegume, aquênio, ou folículo). São frutos normalmente secos, indeiscentes, com uma ou duas alas membranosas associadas à região do lóculo, onde encontra-se uma só semente

 



 

Síliqua: abre-se por quatro fendas longitudinais, deixando um septo mediano, por exemplo: ''crucíferas'' como couve e repolho

 



 Frutos múltiplos : neste caso estes frutos se originam a partir do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma mesma inflorescência, e crescem juntos, unidos. Ex.: figo, amora e abacaxi.
 
 

 

FRUTOS AGREGADOS: Derivados de muitos ovários de uma única flor (gineceu apocárpico multicarpelar), mais ou menos concrescidos. Exs.: morango, fruta-do-conde, framboesa.

 


 

Frutos simples: são frutos oriundos do desenvolvimento do pedúnculo ou do receptáculo de uma única flor. Ex.: Limão, pêra, maracujá, maçã, mamão.

 


Os frutos carnosos: são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados embaga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto. Alguns exemplos de frutos carnosos do tipo baga são: melancia, goiaba, pepino, uva, laranja, limão, tomate, entre tantos outros.


 

 

  • Frutos indeiscentessão os frutos que não se abrem. Podem ser secos, carnosos ou lenhosos. Ex.: Laranja.
 

  • Frutos deiscentes: são osfrutos que se abrem após a maturação para liberar as sementes. Quase sempre são secos. Ex.: Castanha.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário